sexta-feira, 29 de junho de 2012

O dia do "SIM"



Aquele 29 de junho de 1974 amanhecera muito frio. O sol tímido teimava em aparecer, mas, São Pedro fez questão de oferecer um dia típico do mais rigoroso inverno. As horas passavam rápidas e a garota de 18 anos recém - completados, contava mentalmente o tempo que faltava para a cerimônia daquele dia. O nervosismo só aumentava, mas, isso não importava, estava ansiosa para selar seu grande amor na presença da família e dos amigos. Olhava insistentemente o vestido branco no cabide a espera do grande momento e tremia. Só de pensar na igreja, nos olhares… e se tropeçasse? Engasgasse na hora do sim? Não. Mudava o pensamento, daria tudo certo. 
A tarde chegou e com ela os preparativos se intensificaram. Aquela época não havia o "Dia da noiva", ou algo parecido, o luxo maior era ser arrumada pela cabeleireira amiga ou contar com a ajuda das primas mais chegadas. E assim ocorreu,enfim, estava pronta. Olhei no espelho, gosto do que vejo, a mãe surge com os olhos marejados, o abraço é intenso, a energia que emana daquele momento é quase palpável. Não podemos permitir que a maquiagem borre, vamos,vamos, estamos na hora.Surge meu pai, altivo, elegante em seu terno novo, noto que ele, tanto quanto nós também está emocionado, mas faz questão de disfarçar.
17:15 hs,Igreja Nossa Senhora da Candelária, o grande momento chegara. A porta se abriu, temia, tremia…de frio e de nervosismo, mas, o braço protetor de meu pai sustentou o meu e caminhei, olhos fitos no altar, a nave da igreja nunca pareceu tão longa, mesmo assim, noto que todos os amigos lá compareceram, sinto uma grande alegria. 
A marcha nupcial seguida da Ave Maria são mais fortes do que minha decisão de manter o controle, não chorar. No altar estão as pessoas escolhidas para testemunhar o meu sonho de amor, entre elas o meu príncipe, encantado e escolhido, sorri, demonstra com o olhar todos os motivos que fizeram com que eu o amasse tanto. E se passaram 38 anos desde aquele dia.Hoje, completamos 38 anos de casados Vividos intensamente, dia após dia, desfrutando alegrias, vencendo dificuldades, comemorando o presente dos 4 filhos, chorando perdas irreparáveis.Hoje, deixo registrado que tudo foi especial porque tivemos um ao outro, sua mão e seu amor sempre me acompanharam, que seja para sempre assim, nós dois e o mundo, o nosso amor, para sempre.
Te amo, meu bem.
Edna.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Amigo sem dono



Ainda ontem ele passou por mim, não consegui ficar indiferente. Branquinho com manchas pretas,inclusive na carinha, parecia estar de máscara.Ao abrir meus e -mails deparei -me com um movimento que pedia assinaturas para proteger os animais abrigados na zoonoses de Araraquara, as descrições de maus tratos e as fotos deixaram meu coração em frangalhos.Uma vez mais percebo o quanto amo os animais, principalmente os cachorros sem pedigree, aqueles que são tratados como objetos descartáveis.Basta fitar aqueles olhinhos inocentes para avaliar o quanto de amor há nestas doces criaturas. Chego as lágrimas quando em noites de frio imagino a falta de abrigo, a fome sem trégua, a sede causticante.Quisera ter um local para abrigar estes inocentes, ser recebida diariamente com a sincera alegria que estas criaturas proporcionam. Penso...que culpa eles tem de nascer sem raça definida, não encontrar um coração sensível alguém disposto a retribuir um pouco do amor que eles oferecem? Eles representam a pureza real dos mais nobres sentimentos, da lealdade e da transparência. Hoje, novamente cruzei com o cachorrinho malhado, desta vez em outro ponto da cidade, meu coração novamente ficou apertado, pedi a Deus em silêncio, que ele encontre em seu caminho alguém que possa fazer mais do que sentir, ame com atitude.

Edna.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Menina mulher


Seu jeito de menina e a meiguice do olhar denunciam o amor que carrega no coração. Mesmo não convivendo diariamente, quando isso ocorre, estar ao seu lado é um presente, afinal, ela passa um sentimento de amizade tão verdadeiro que faz com que eu sinta ocupar um lugar especial em sua vida, mas este não é privilégio só meu, nem ela sabe, mas possui o dom de transmitir à cada pessoa uma importância única.Destaco uma das coisas que admiro em sua personalidade; ela não costuma reclamar das dificuldades que se apresentam, faz exatamente o contrário, cultiva a fé e aceita tudo como aprendizado necessário para novas oportunidades que com certeza virão. Inúmeras foram às vezes em que a ouvi afirmar calmamente: Deus sabe todas as coisas, tudo o que acontece está certo, é nas mãos "Dele" que coloca todos seus projetos de vida. Tira de letra o longo trajeto diário para o trabalho, os alunos mais difíceis, e tudo o mais que vier, têm certeza que com o passar do tempo as dificuldades de hoje serão pontes que a conduzirá ao encontro de maiores realizações. Sou suspeita para falar de suas qualidades, sei que ela tem em mim uma amiga querida e comigo não é diferente. Admiro sua sinceridade, seu caráter e sua grandeza de alma. Enfim, além de ter um coração sensível, repleto de nobres sentimentos, fica ainda mais bonita quando nos recebe com seu sorriso lindo e sincero e de brinde oferece aquele abraço de verdadeira alegria. Ser amiga, conviver com a menina Renata Portella faz bem para minha alma, aquece o meu coração. 
Como disse que um dia o faria, hoje meu post é para você. 
Com carinho, 
Edna.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ensinamentos



Ainda que não esteja satisfeita com o rumo de várias situações é inegável o ensinamento que contem certos acontecimentos.Até mesmo os questionamentos sem respostas,as situações que considero injustas, são valiosos professores com os quais aprendo diariamente. O aprendizado causa certa decepção, mas, frequentemente ensina muito mais que a justiça. Afinal, o que há de novo em fatos que não nos causa questionamentos, conversas e análises de situações? Ninguém quer passar por decepções, dores, mas o diferencial é a lição contida, o quanto crescemos com a suposta maldade alheia.Ainda assim, busco o bem,procuro a companhia de pessoas melhores do que eu, mesmo que seja somente para aprender uma frase nova a cada dia.Não importa o que ocorra, a vida me ensinou que toda situação tem um objetivo, Deus,em sua perfeição, não nos permite passar por nenhuma adversidade que não seja para nosso crescimento, para conquistar uma experiência que nos será muito útil em algum momento da vida.Por tudo que acontece,que vejo, sinto, vivencio.sou extremamente grata a Deus.A escola da vida está aí, ministrando os cursos mais variados a todos os instantes, com professores altamente gabaritados na arte de nos ensinar o que devemos aprender e inserir em nossa personalidade e o que nem de longe devemos imitar. 
Edna.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Solidariedade sem limites




Muito se fala em solidariedade, em fazer o bem sem olhar a 
quem, mas, acho que só hoje consegui entender o significado real destas palavras. Foi com emoção e admiração que tomei conhecimento da homenagem outorgada a um amigo. O Hospital Sírio Libanês, no dia 14 de junho, ofertou ao Sr. José Custódio da Matta, placa no intuito de reconhecer o nobre gesto que praticou durante muito tempo no mais completo anonimato.Convenhamos, não é comum conhecer alguem que voluntáriamente, mesmo sem ter alguem da familia precisando, doe sangue 150 vezes. Eu conheço, e, com orgulho afirmo, faço parte do seu circulo de amizades. Este amigo é muito discreto, mas, em seu peito bate um coração repleto de amor e solidariedade. Fiquei imaginando...Ele, saindo de sua casa , com a certeza de que naquele dia poderia fazer um pouco mais por seu próximo, daquela quantia que lhe era permitido doar uma vida poderia ser salva.E assim, com o passar do tempo transformou este  este gesto em um habito.Sem dúvida alguma este é um grande exemplo a ser seguido, o bonito é o fato de ter abraçado esta causa como um compromisso, sem esperar recompensas ou divulgação da grandeza do seu gesto.
Com orgulho, deixo aqui registrado, que ainda tenho fé nas pessoas e acredito que sua atitude tocará muitos corações e será seguido por muitos. Deus retribua seu amor pelo próximo com muita saúde e vida longa para continuar esta linda empreitada.
grande abraço da amiga,
Edna.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aniversário


Hoje é meu Aniversário. Oportunidade maior para agradecer a Deus pelo dom da vida. Senhor, um dia fui idealizada pelo seu amor, criada pelo seu querer e, tenho certeza, o Senhor planejou muitas coisas para minha vida. Não sei ao certo se ao longo dos anos consegui cumprir fielmente o roteiro que criaste para o meu viver, se percorri sem murmúrios os caminhos que me destinaste, mas, tenho absoluta convicção de que estiveste comigo em cada instante vivido.Naquele momento de dor maior que o Senhor conhece tão bem, ainda assim, senti -me aconchegada em teu peito, nas indecisões de cada situação alguém foi enviado por Ti para direcionar os meus passos, assim cheguei até o dia de hoje, chorando, sorrindo, lutando, vencendo, recomeçando, mas, construindo sempre. Agradeço pelos meus filhos, estas jóias preciosas que o Senhor me presenteou, meu netinho Felipe, a alegria da minha vida, minha norinha Roberta, esta filha querida, meu marido, companheiro de todas as horas e agradeço por meus irmãos, cunhados, familia, amigos, estas pessoas tão queridas e especiais que detém em suas mãos o poder de com tanto carinho exemplificar o verdadeiro e contribuir para que eu seja uma pessoa melhor.É isso Senhor, só tenho a lhe agradecer e pedir uma vez mais, fica sempre comigo, contigo tudo posso, o Senhor me fortalece.
Edna.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ao meu amor

Ele é muito especial, por este motivo sinto como se minha vida só tivesse se iniciado no dia em que o conheci.Carinhoso, divertido, companheiro, não consigo imaginar alguém com quem eu tivesse tanta afinidade, que gostasse mais de estar junto. Em nossa caminhada recebemos muitas bençãos, as mais importantes com certeza são nossos filhos, mas, embora tenhamos vivenciado tempos difíceis só foi possível a superação porque tivemos um ao outro. Caminhamos sempre assim, lado a lado, de mãos dadas, unidos pelo amor que um dia descobrimos e que resistiu a todas as provas e intempéries da vida. Por este motivo, hoje, Dia dos namorados, deixo registrado, se voltasse aos meus 15 anos responderia a sua pergunta da mesma forma;"Quer ser minha namorada?" Aceito.
Com Amor,

Edna.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Esperar



Espero que o amanhã seja leve, ser compreendida em minhas
palavras, ter paciência suficiente para resolver cada questão,dedicar as pessoas a atenção necessária, conquistar a amizade daqueles que cruzam meu caminho usando a verdade que habita o meu ser.A vida é assim, feita de espera e muita esperança,por este motivo procuro sempre olhar uma distância maior que o imediatismo sugere , não ...permito que as dificuldades do hoje furtem minhas esperanças, acabem com meus sonhos. À cada dia procuro cultivar bons propósitos acreditar em soluções,vislumbrar realizações para minha vida e para aqueles com os quais convivo. Sigo meu caminho, dividindo o que me faz bem, palavras lidas, aprendidas, concluídas, inventadas pela experiência de cada dia. Vale tudo para viver melhor.Trocar idéias, desabafar, dar um abraço, estender a mão. Mas, tudo só tem sentido se houver esperança de dias melhores, se os sonhos nunca deixarem de ser cultivados, sonhados. Esperança é tudo, esperança é o acalanto da alma.Quando tudo parece meio que sem jeito, sem sentido, apego -me a esperança, ela simboliza Fé que restaura todas as coisas, coloca cada sentimento em seu devido lugar e ensina que aquele que espera sempre alcança.

Edna.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Saudades

Ela foi e sempre será um grande exemplo. Desde o inicio da batalha lutou com as armas da coragem sem render-se em momento algum.Mas, minha mente teima em voltar ao passado, lembrar dela criança, cabelos encaracolados, brilhantes como o ouro ao sol.Do meu ponto de vista a personalidade firme, a determinação era sua marca registrada, e, acredito que ela, como ninguem, soube transformar esta força ...em sua grande aliada.Campeã de natação, profissional respeitada, perfeccionista em tudo que realizava.Queria viver.Para cada investida da doença dava uma lição de força à todos. Dizia mesmo sem palavras, utilizando apenas a força do olhar, sou mais forte...vencerei... e venceu... muitas vezes. Para cada dificuldade ultrapassada ganhava mais força, sonhava com mais intensidade. Assim ela passou muito tempo, entre a dor e a esperança, mesmo assim seu rostinho de criança nunca mudou, nem o prazer de uma boa conversa.Tivemos muitos momentos de bate papo, tenho muitos cafés pra recordar, guardo estas recordações como uma jóia preciosa. Em dezembro de 2010, quase vépera de natal ela venceu este mundo, cumpriu com força e coragem sua missão, desvencilhou -se de tudo que a fez sofrer, voou,leve, linda, translúcida da pureza adquirida pela purificação a que foi submetida.Deixou saudades, deixou exemplos, deixou questionamentos, porque? você perguntou em uma de nossas ultimas conversas, na época eu não sabia, mas, hoje compreendo, o mundo não tinha mais nada a te ensinar, o céu precisava de mais um anjo, sonhei com você, sei que está em paz, feliz no lugar que conquistou, saudades.

Edna.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Parabéns


Pessoas queridas aniversariam estes dias.Até com um pouco de culpa aqui estou para um "Parabéns" quase coletivo. Cada um dos aniversariantes merece uma página exclusiva, mas, o final de semana foi de correria e o pc não colaborou.Ainda que meio atrasada vou corrigir minha falta.
02/06/ - aniversariou Vera Amaral, amiga querida que diariamente nos atende com boa vontade e solicitude. Para cada situação em que não encontramos resultado imediato sua orientação é infalível, ser humano de primeira, comprometida em ajudar ao próximo muito além do que requer seu trabalho, o coração norteia seus atos e sua sensibilidade abraça quem precisa da sua mão amiga. Parabéns Vera, saúde paz, alegrias, sucesso profissional, tudo embalado pela trilha sonora do Rei Roberto Carlos, bjos.

03/06 -Rodrigo Augusto Bezerra, filho amado,meu grande homem, completou 31 anos. Lindo,dono de expressivos olhos verdes, fala inteligente, pautada, lembra um locutor de FM.Em muitas ocasiões paro para relembrar momentos da infância, penso em nossas conversas noturnas, quando o esperava na volta da Faculdade, simplesmente para bater um papo, ouvir sobre seus planos e aspirações. O tempo passou rápido Rô, você realizou muito do que sonhou, com orgulho sua mãe contempla a cada ano seu crescimento intelectual e profissional, rogando a Deus que o cubra de bençãos e faça de sua vida uma constante colheita de amor e realizações,Te amo, sempre.

04/06/Luana, companheira querida de todos os dias, hoje dedicamos nossos pensamentos e melhores vibrações para desejar-lhe muitas alegrias, amor e realizações em todos os segmentos de sua vida. Que ela seja leve, plena de conquistas,que em seu mundo habite muitos sonhos, e que você não esqueça de sonhar com o que há de melhor, afinal é merecedora do que a vida tem de melhor, você é tudo de bom Lu, muito querida por todos que temos o privilégio de conhece -la tão bem, sinta -se abraçada, Feliz Aniversário.

Bem, estou em dia com meus queridos, que Deus os brinde com o que há de mais especial.

Edna.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Remédio da alma.




Levar alegria, provocar sorrisos, transmitir esperança.Estas ferramentas são lenitivos para auxiliar nos momentos de doença, de crise, desânimo.
Apesar dos avanços da medicina ainda não descobriram terapêutica mais eficiente do que o bom ânimo. Uma conversa estimulante, um gesto de atenção, o poder de um abraço, simples de executar, mas, com resultado positivo garantido. Há também a questão do retorno, faz lembrar aquele antigo adágio popular, "fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas". Impossível levar esperança ser sentir-se cada vez mais motivado, doar solidariedade e não receber o retorno da paz interior, assim como abraçar sem sentir-se abraçado, aconchegado. Enfim, tudo na vida obedece a Lei imutável do retorno, da dedicação. Se Vivemos de acordo com o bem, o mal não nos alcança, doamos o melhor de nós, a vida nos devolve alegrias, seguramos a mão de quem precisa, seremos amparados em nossas necessidades.Admiro o trabalho daqueles que fazem mais, que vão além no amor ao próximo. Realizam através da alegria o tratamento da alma, estas pessoas, com certeza descobriram o bem que faz praticar o Bem. 

Edna.